Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

História
 
Jampruca Minas Gerais – MG Histórico Em 1935, quando a estrada Figueira (atual Governador Valadares-Teófilo Otoni), estava em construção, o garimpeiro Jorge Francisco Agostinho chegou à região para trabalhar na obra. Ficou entusiasmado com a fertilidade da terra e a beleza das matas e fixou residência no local. Assim nasceu o povoado de São Sebastião de Jampruca, nome da fazenda pertencente à família Dantas, no município de Araçuaí, onde Jorge Agostinho residiu. Com o tempo, o nome passou a ser Jampruca. Jorge Agostinho construiu uma capela em 1939. Nos anos 50, o povoado progrediu e, em 1992, teve sua emancipação política.
Distrito criado com a denominação de Jampruca, pela Lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, subordinado ao município de Campanário.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Jampruca, figura no município de Campanário. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Jampruca, pela Lei estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Campanário. Sede no antigo distrito de Jampruca. Constituído de 2 distritos: Jampruca e São Sebastião do Barroso (ex-São Sebastião do Barreiro), ambos desmembrado de Campanário. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Jampruca e São Sebastião do Barroso.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
A cachoeira do Tio Odoro, na fazenda Santa Julieta é o atrativo natural. A festa conhecida como “Festival da Linguiça” atrai turistas e antigos moradores de outros estados e até de outros países.
Infelizmente o festival não existe mais e a cachoeira secou.

 

Bandeira:

 

Brasão: